Uma identidade visual bem resolvida é de praxe para empresas que almejam ter um bom posicionamento no mercado. Ela deve ser capaz de comunicar de forma clara os valores da marca ao seu público.
Como o mundo está em constante mudança, e preciso que as marcas estejam sempre atualizadas ao contexto atual, pois ideias inovadoras a cinco anos atrás são ideias ultrapassadas hoje. E é aqui que surge a necessidade do redesign de marca. Deve ressaltar que redesign nem sempre é uma mudança radical na marca, mudanças sutis também são consideradas redesign.
E qual a importância do redesign de marca?
São diversos fatores que levam uma marca a sofrer o redesign, poderia listar todos, contudo sairia do foco da pergunta. O principal fator que a marca leva em conta na hora do redesign é a preocupação e o compromisso para/com seu público visando a continuação da marca no mercado.
Com o passar do tempo os consumidores mudam, os comportamentos mudam, as ideia mudam e a marca precisa acompanhar as mudanças do seu público, criar um vínculo afetivo com ele. Do ponto de vista do público, o redesign é como a renovação do acordo de confiança entre ele e a marca, aumentando a confiança, ao ver que ela está a acompanhar suas mudanças.
Outros fatores que levam ao redesign de marca:
É muito comum marcas mudarem de segmento de mercado ou expandirem seu serviços/produtos, isso pede um redesign de marca, já que houve uma mudança significativa.
É muito comum empresas pequenas menosprezarem o design, buscando soluções baratas de Identidade Visual. Porém, quando essa mesma empresa eleva seu porte, sua marca não funciona por conter uma série de erros técnicos, como problemas com reduções, excesso de elementos, falta de legibilidade e por ai vai. Neste caso o redesign se torna mais que essencial.